domingo, 11 de maio de 2008

O projeto

O PROJETO SALOMÉ é uma proposta de desenvolvimento de pesquisa nas áreas de cinema, fotografia e teatro, levando em conta as filiações que cada uma destas áreas possuem.

Ele surgiu, em primeiro lugar, de uma vontade que tenho de retornar ao teatro. A idéia então era ler acerca da personagem e montar um espetáculo. Convidei Pedro Merege e fizemos uma leitura do texto de Oscar Wilde e tivemos algumas discussões também a partir do texto Bíblico. Dali surgiram algumas idéias divergentes. Pedro visualizou um teatro caricato, com cores fortes, personagens bufões, cenários exagerados. Eu visualizei algo próximo ao que foi a montagem de CARMEN MIRANDA, por Antunes Filho: um teatro minimalista e arquetípico, em que Carmen não tinha rosto, pois minha vontade era investigar o feminino e Salomé seria uma interlocutora possível para isto.

Disto pensei que poderiam surgir diversas concepções, diversas leituras de Salomé e não um espetáculo único, o que abriria a pesquisa para que cada componente do projeto fizesse sua proposta depois de nos reunirmos para concebê-lo. A idéia principal é que estejamos reunidos para discutir. O Projeto Salomé seria um grupo de investigação e que não necessariamente se encerraria neste projeto. Este seria um primeiro projeto de onde o grupo nasceria.

Estudar a arte da interpretação do ator é outro foco que me interessa muito. O filme de Coutinho, JOGO DE CENA, me instigou muito e minha curiosidade quase não aguenta esperar o ATRIZES, de Rafael Urban.

Hoje, o projeto não se limita mais a criar um espetáculo teatral, mas em criar diversas leituras de SALOMÉ. Fotográfica e cinematográfica. Desenhos. Pichações.

Mas não há lei. Podemos concluir que nascerá um único trabalho, se assim o grupo conceber.

A proposta é nos reunirmos toda segunda-feira, 20 horas, a partir de 19 de maio.

Aguardo contatos, perguntas e vaias.

On va voir.
Bisous.
Josiane Orvatich

2 comentários:

Claudia Cozzella disse...

OI,Josiane e Merege.Fico muito honrada com o convite para ser a Salomé e espero que consigamos adequar nossas agendas para realizar um trabalho com grande qualidade e profissionalismo.
Tenho a mais absoluta convicção que faremos o máximo para que o publico ,seja de teatro ou cinema, saia gratificado com o nosso empenho.Podem ter certeza de que darei o melhor de mim para conrresponder a confiança que voces estão me dando.Um grande beijo e sucesso pra nós.
Claudia Cozzella

nicole lima disse...

oi
acho que vai ser um projeto muito intrigante, da minha parte posso deizer que me interesso por pesquisar o simbolismo da mulher moura na representação da sensualidade e do erotismo no sec XIX.
:)