segunda-feira, 26 de maio de 2008

Segundo Encontro

No encontro de 26 de maio debatemos alguns tópicos do texto de Eliane Robert Moraes ("O peso da cabeça") e também conversamos sobre o texto SALOMÉ de Oscar Wilde.

Foram apresentados e debatidos projetos de:
Aly Muritiba
Josiane Orvatich
Murilo Wesolowicz
Nicole Lima

Também foi estudado o projeto da exposição "Salomés".

Decidimos que nossos encontros não serão mais às 20 horas, mas sim às 17 horas.

Encontro 26 de maio

Hoje, excepcionalmente, nosso encontro será às 17 horas.
Até lá, Josiane

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Primeiro Encontro

O primeiro encontro aconteceu no dia 19 de maio.

Discutimos o formato do projeto ressaltando a liberdade que cada componente terá em apresentar sua leitura da personagem Salomé e do universo que a rodeia.

Propusemos um cronograma de trabalho em que, após algumas reuniões para discutirmos a personagem, cada integrante apresentará, de forma mais elaborada, o seu projeto pessoal.

Em setembro pretendemos apresentar a Semana Salomé com o resultado de nossos trabalhos e pesquisas.

Para a próxima semana leremos o texto "O peso da cabeça" de Eliane Robert Moraes.

Questão do dia: Salomé arquetípica ou histórica (século XIX)?

Pinturas do século XIX





sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ao amor


usa duas asas falsas.
suas flechas são as garras,
a sua grinalda oculta lanças.
é, sem dúvida,
como todos os deuses gregos,
um demônio disfarçado.

léopold sacher masoch

ilustração ella pell

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bíblica

"A morte de João Batista"
Marcos 6, 16-29.

... entrou a filha da mesma Herodias e dançou e agradou a Herodes... "pede-me o que quiseres e eu to darei"... e, saindo ela, perguntou a sua mãe: que pedirei? e ela disse: a cabeça de joão batista... quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de joão batista...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Salomé "fin-de-siècle" (XIX)

A "dançarina de encantos delirantes" ganha notoriedade na estética de um século que se dedicara insistentemente a representar a agonia humana, para aventurar-se numa arriscada familiaridade com a morte. Salomé foi "a fêmea fálica preferida do fin-de-siècle" e a execução capital de João Batista revelaria que, daí em diante, não seria mais possível ao homem esconder de si mesmo a evidência de sua finitude, a transbordar na superfície plana de um prato.

eliane robert moraes, "o corpo impossível"